Como em qualquer área da saúde, o êxito do tratamento odontológico depende da simbiose entre o dentista e o paciente
Para que um tratamento odontológico tenha sucesso, algumas práticas são indispensáveis. Mas, acima de tudo, o primeiro passo é sempre estabelecer uma relação de confiança com o seu dentista. Sem harmonia, dificilmente irá se estabelecer um ambiente adequado para que o tratamento evolua da melhor forma, já que nem você, nem o dentista, estará à vontade para dialogar.
Na SorriOrto, clínica odontológica de São Leopoldo, temos como principal objetivo proporcionar um ambiente de atendimento humanizado, marcado pelo diálogo com o paciente. Entendemos que a proximidade estabelece uma relação de confiança fundamental para a evolução do tratamento odontológico. Esse, aliás, é um dos diferenciais da SorriOrto, além da reconhecida excelência dos profissionais que compõem o corpo de dentistas.
Separamos, abaixo, quatro fatores que não podem faltar em um tratamento odontológico:
1 – Estabeleça uma relação de confiança com seu dentista
Antes de tudo, é preciso buscar um dentista que lhe passe segurança na condução de seu tratamento. Ao encontrar um profissional qualificado, permaneça consultando sempre com o mesmo profissional. Desta forma, você poderá estabelecer uma relação de mais proximidade e familiaridade com seu dentista – isso vai reduzir a sua insegurança e a ansiedade durante os tratamentos. Além disso, o dentista saberá de todo o seu histórico clínico, o que torna ao tratamento mais eficiente.
2 – Não tenha medo de perguntar
Informação segura e confiável é sempre útil. Neste sentido, não deixe de esclarecer todas as dúvidas que possuir durante uma consulta ou tratamento. Uma boa e franca conversa com seu dentista, por si só, já pode minimizar seu medo de um tratamento, dando-lhe confiança para continuar.
3 – Entenda os avanços da odontologia
Muitos procedimentos na odontologia mudaram. Hoje em dia, há técnicas menos invasivas na condução de um tratamento. Há, também, aparelhos ortodônticos indolores e confortáveis, como, por exemplo, os alinhadores transparentes. Portanto, converse com seu dentista sobre as opções mais contemporâneas de tratamento.
4 – Faça visitas regulares a seu dentista
Visitas regulares ao dentista podem te auxiliar a superar o medo dos tratamentos odontológicos muito mais do que se você fizer apenas consultas esporádicas. Ao estabelecer uma relação de maior familiaridade e confiança com o seu dentista, você pode se dar conta de que a insegurança, na verdade, era movida muito mais pelo desconhecimento.