A periodontite é a inflamação dos tecidos gengivais que circundam os dentes e do osso maxilar que fixa os dentes no lugar
A doença periodontal – ou periodontite – é uma condição dentária comum, que afeta um em cada dois adultos com 30 anos ou mais. Não é pouca coisa. Na verdade, ela é a principal causa de perda de dentes em adultos no mundo desenvolvido.
O que é doença periodontal?
Periodontal significa “ao redor do dente”. A periodontite, portanto, é a inflamação dos tecidos gengivais que circundam os dentes e do osso maxilar que fixa os dentes no lugar.
Causas
A principal causa da doença periodontal são as bactérias da placa que não são tratadas. As bactérias em nossa boca se unem ao muco e outras partículas para formar placas nos dentes. A placa que não é removida pela escovação e uso do fio dental, então, endurece e forma tártaro.
Para se livrar das bactérias, nosso sistema imunológico libera células de defesa que causam inflamação em áreas ao redor dos dentes. Conforme nossas gengivas incham, elas se afastam dos dentes, criando pequenas bolsas que permitem que mais bactérias se instalem.
Outros fatores que podem levar à periodontite
– Tabagismo
– Certas doenças
– Alterações hormonais (puberdade, gravidez ou menopausa)
– Genética
– Nutrição pobre
– Estresse
– Cerrando ou rangendo os dentes
– Estágios da doença periodontal
Quais são os sintomas?
– Gengivas que sangram facilmente durante a escovação e o uso do fio dental.
– Gengivas inchadas ou sensíveis.
– Gengivas que se separam dos dentes.
– Mudanças na maneira como os dentes se encaixam ao serem mordidos.
– Bolsas profundas entre os dentes e as gengivas.
– Dentes soltos ou deslocados.
– Pus entre os dentes e as gengivas.
– Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca.
A periodontite é uma doença silenciosa
A doença periodontal pode ser indolor; algumas pessoas nem sabem que têm. A avaliação periodontal, com raio x, é a melhor maneira de localizar e tratar doenças gengivais. Se já faz um tempo que você não vai ao dentista, ou se está sentindo algum dos sintomas acima, vá ao profissional. Não adie. Cuidar da periodontite agora não apenas melhora a saúde da boca, mas também pode ter um efeito positivo em sua saúde geral.