Uma boa comunicação com o seu dentista é a melhor maneira de manter em dia a saúde bucal
Uma boa comunicação com o seu dentista é a melhor maneira de manter em dia a saúde geral. Com a saúde bucal, não é diferente – afinal, ela está intimamente ligada ao resto do corpo. E é fundamental discutir quaisquer preocupações com seu dentista. Especialmente, saber a resposta destas dez perguntas.
Na SorriOrto, temos uma equipe que atende de forma humanizada e dialogada com os pacientes, sempre priorizando a comunicação aberta e pensando no bem-estar físico e emocional.
Agende sua avaliação na SorriOrto
Como está minha saúde bucal?
Esta pergunta pode ser a mais importante. Deixe a sua dentista saber se você tiver preocupações. Não se esqueça, no entanto, de perguntar sobre coisas como densidade óssea e ranger de dentes.
Devo me preocupar com algum problema dentário?
Seu dentista pode perguntar sobre seu histórico familiar em relação a condições como doença gengival e perda de dentes. É uma excelente oportunidade para discutir suas preocupações e quaisquer condições de saúde subjacentes que possam afetar sua saúde bucal. Certifique-se, portanto, de perguntar sobre preocupações específicas que você tem.
Como posso melhorar minha saúde bucal?
Escovar e usar fio dental diariamente não é a única maneira de cuidar de seus dentes e gengivas. Fazer essa pergunta, portanto, significa abordar possíveis problemas dentários e pode envolver alterar sua dieta, trocar as ferramentas dentárias que você usa ou até considerar tratamentos adicionais.
Você tem dicas para melhorar minha rotina de higiene bucal?
Você certamente pode dividir essa pergunta em porções pequenas ou ser mais específico, mas todos nós podemos melhorar nossa rotina de higiene bucal. Talvez trocar de escova de dente ou creme dental, adicionar um enxaguante bucal ou ajustar sua técnica possa fazer a diferença em sua saúde bucal geral.
Preciso de clareamento dental?
Se você não gosta da cor dos seus dentes, pergunte se o tratamento de clareamento dental pode ajudar. Não se esqueça de perguntar, sem dúvida, sobre os melhores produtos para usar ou se o seu dentista oferece um tratamento específico para clarear os dentes.
Existem alimentos ou bebidas que devo evitar?
Seu dentista pode ter recomendações sobre alterações em sua dieta que podem afetar sua saúde bucal. Mesmo se você souber sobre alimentos e bebidas que mancham ou enfraquecem seus dentes, seu dentista pode ter sugestões específicas para você com base no que eles veem. Não se esqueça de perguntar, portanto, sobre alimentos que podem ajudar seus dentes.
Por que meus dentes são sensíveis?
Se você sentir sensibilidade, mesmo que seja intermitente, fale com seu dentista em seu próximo check-up de cuidados preventivos. Experimentar a sensibilidade, mesmo que não seja constante, pode indicar um problema subjacente que seu dentista pode investigar. É melhor pegar as coisas o mais cedo possível, e isso significa fazer as perguntas certas.
O que está causando minha dor de dente?
Tal como acontece com a sensibilidade dentária, a dor pode indicar um problema dentário. Mesmo que não incomode você quando estiver no consultório odontológico, é importante mencionar qualquer problema com dor para que seu dentista tenha todas as informações para tratar de sua higiene bucal.