Há várias causa para a ocorrência da mordida cruzada, mas a boa notícia é: trata-se de um problema corrigível com um tratamento ortodôntico
A mordida em cruz ou em tesoura é uma má formação no plano transverso da boca – o que significa, na prática, que os dois arcos não se encaixam bem. A parte superior e inferior não ficam em contato. Por isso, o processo mastigatório dos pacientes é afetado negativamente.
Isso ocorre porque a maxila cobre completamente a mandíbula, por ser muito grande. A boa notícia é: trata-se de um problema corrigível com um tratamento ortodôntico. Uma solução, aliás, que você pode buscar com a equipe de dentistas da SorriOrto.
Por que essa mordida ocorre?
Há várias causas, mas as principais são:
Genética: a hereditariedade desempenha um papel fundamental, podendo afetar o desenvolvimento harmonioso da mandíbula e da maxila.
Hábitos na infância: também tendem a desempenhar um papel importante na formação da boca. Por esse motivo, chupar o dedo ou colocar a língua em uma posição incorreta pode causar esse problema.
Saliências ou fraturas: se houver uma saliência ou fratura na mandíbula, isso pode levar a uma má oclusão dentária.
Quais são os tratamentos?
Ortodontia
Um tratamento ortodôntico ajudará a moldar os ossos dentários para que tenham um crescimento correto. Em geral, isso deve ser feito em crianças com 11 anos ou mais e, por meio da ortodontia interceptiva, o tamanho e a posição da estrutura óssea podem ser modificados.
Intervenção cirúrgica
Falando em adultos, esse é um procedimento que vai ser mais complexo e demorado. Especialmente porque, quando o crescimento do dente está completo, os ossos dentários não podem ser alterados.
Em geral, esse tipo de procedimento deve ser combinado com tratamento ortodôntico, com duração de aproximadamente dois anos. No entanto, o caminho a seguir dependerá de cada paciente. Portanto, consulte um profissional de saúde bucal para orientá-lo no caminho mais correto a seguir.