Aproximadamente metade da população mundial sofre de “halitose” ou, simplesmente, mau hálito – mas há formas naturais de combatê-lo, como uma boa alimentação
Hoje, aproximadamente metade da população mundial sofre de “halitose” ou, simplesmente, mau hálito. Diversos motivos podem criar esse problema. Um deles é o conjunto de bactérias na boca, que sobram da comida e podem criar cheiros desagradáveis se não forem removidas.
Para a nossa alegria, alguns alimentos têm o efeito oposto: combatem o mau hálito.
Vamos conhecê-los?
1 – Frutas e vegetais crus
O poder abrasivo da fibra age como uma escova de dentes e é ótimo para manter a boca limpa. Frutas e vegetais crocantes cheios de fibras, como aipo, couve, maçã e cenoura, fazem com que a boca produza mais saliva quando você os come. A fibra nesses alimentos também ajuda contra o mau hálito, garantindo a passagem rápida pelo intestino.
2 – Iogurte
O iogurte é um ótimo alimento para adicionar ao seu arsenal porque funciona para combater o mau hálito de várias maneiras. Produtos lácteos são tipicamente ricos em vitamina D, o que reduz o crescimento de bactérias no corpo. Iogurte probiótico com boas bactérias também fará seu intestino feliz.
3 – Especiarias e ervas
Muito antes de mascar chiclete, as pessoas beliscavam ervas e especiarias naturais para mascarar o mau hálito. O médico grego Hipócrates, o pai da medicina ocidental, criou um enxaguante bucal com vinho e ervas.
Qualquer erva como salsa, hortelã ou alecrim funcionará. O ácido rosmarínico, em homenagem ao alecrim, reduziu significativamente o hálito de alho. Tente fazer chá fervendo as folhas se não gostar da ideia de comê-las cruas.
4 – Chá
O chá pode não ser tecnicamente um alimento, mas suas propriedades de combate ao odor simplesmente não podem ser ignoradas. Tanto o chá verde quanto o preto contêm antioxidantes que matam as bactérias. O chá contém polifenóis que diminuem os compostos de enxofre que levam ao mau hálito.
5 – Goma sem açúcar
A goma de mascar é um método testado e comprovado de mascarar o mau hálito. Ela ajuda a remover alimentos presos com mastigação repetitiva e aumenta a produção de saliva. O excesso de saliva limpa a boca, lavando as partículas.
6 – Água
Você pode manter seu hálito fresco certificando-se de estar adequadamente hidratado. A água irá naturalmente lavar partículas de alimentos, bactérias e outras células causadoras de odor. Como as bactérias sobrevivem dos restos de comida em sua boca, basta enxaguar após uma refeição para ajudar a combater o mau hálito. Tente beber cerca de dois litros de água por dia.
7 – Gengibre
O gengibre fresco funcionará melhor do que o processado, mas ambos são eficazes. Mastigar um pedaço pequeno é mais que suficiente.
8 – Cerejas
As cerejas combatem os odores que causam mau hálito como outras frutas, mas têm um benefício adicional. O metil mercaptano é eliminado por compostos nas cerejas. Elas também são ricas em vitamina C e fibras.
9 – Pepino
A salmoura de pepino normalmente contém dois ingredientes antibacterianos: endro e vinagre.
Chocolate amargo ou cacau
Assim como a goma, a chave aqui é o baixo teor de açúcar. Comer chocolate amargo diminui as bactérias da boca e evita o acúmulo de placa por causa de seu açúcar reduzido.