O método de correção mais adequado da má oclusão depende da localização e da gravidade do problema
Uma má oclusão é simplesmente uma palavra que os dentistas usam para descrever uma mordida ruim – essencialmente, significando que você tem dentes tortos.
O termo vem das palavras latinas ‘malus’ (que significa ‘ruim’) e ‘oclus’ (que se traduz em ‘fechar a boca’). Existem vários tipos de má oclusão, que variam em sua gravidade. O método de correção mais adequado depende da localização e da gravidade do problema.
Os sintomas mais comuns de más oclusões, que podem afetar os dentes superiores e inferiores da frente e a mandíbula, incluem o seguinte:
- Assimetria dos dentes;
- Espaços entre os dentes;
- Dentes rotacionados, onde os dentes torcem – devido a lesão ou durante o desenvolvimento;
- Dificuldade ao mastigar e engolir ou ficar com comida presa nos dentes;
- Mudanças de comportamento, pessoas com má oclusão podem evitar instintivamente certos alimentos ou até tentar esconder o sorriso dos outros.
O potencial para um desalinhamento dos dentes geralmente se torna aparente quando os dentes adultos de uma pessoa começam a se formar. A maioria dos pacientes apresenta sintomas de má oclusão durante a adolescência, razão pela qual muitas vezes você vê adolescentes e adultos jovens com aparelho – assim como outros tratamentos projetados para a correção de dentes tortos.
Quais são as opções de correção para uma má oclusão?
O método de correção adequado para todas as classes de má oclusão varia de acordo com a natureza de cada caso. Casos graves podem exigir vários tratamentos dentários para corrigir efetivamente – e o ajuste gradual dos dentes levará tempo, independentemente do nível de tratamento necessário.
Todos os casos variam, mas um plano de tratamento ortodôntico eficaz normalmente apresentará alguns ou mais dos seguintes:
Alinhadores
Alinhadores pequenos e transparentes são muito difíceis de ver ou sentir na boca. Os alinhadores “endireitam” suavemente os dentes e são ótimos para corrigir más oclusões mais leves.
Aparelhos
Aparelhos fixos são frequentemente usados para endireitamento duradouro dos dentes. Eles são relativamente simples e, embora inconvenientes por um tempo, são facilmente instalados e estão disponíveis com designs discretos.
Cirurgia
Nos casos mais graves, a cirurgia corretiva da mandíbula será necessária para ajustar a posição do arco mandibular na mandíbula e forçar os dentes a se unirem adequadamente.