Home Blog Limpeza profunda dos dentes: a solução para evitar doenças periodontais

Limpeza profunda dos dentes: a solução para evitar doenças periodontais

Limpeza profunda dentes - SorriOrto Dentista São Leopoldo

A limpeza profunda remove a placa que se acumula nos dentes – a maior parte delas está perto da gengiva, onde geralmente erramos ao escovar

Uma das razões pelas quais as pessoas temem visitar o dentista é que acham que todo procedimento dói. Bem, em alguns casos, de fato, a dor pode ser inevitável. Mas na maioria dos casos os procedimentos não doem – especialmente nos tempos atuais, em que muitas tecnologias e equipamentos avançados de tratamento podem oferecer uma experiência indolor.

Agende sua avaliação

A limpeza dental é um processo que, sem dúvida, não faz mal. Não há dor quando os restos de comida e a placa são removidos. Mas a dúvida comum que as pessoas têm é sobre como fazer uma limpeza profunda, que elimina as bactérias das bolsas periodontais.

A razão pela qual você deve limpar seus dentes?

O check-up e as limpezas de rotina ajudam a remover a placa que se acumula nos dentes todos os dias. A maior parte das placas está perto da linha da gengiva, onde a maioria de nós erra ao escovar. A placa endurece e forma o que chamamos de tártaro.

Sem uma técnica de escovação adequada, ou se você tiver uma predisposição para doenças gengivais, suas gengivas podem apresentar sintomas de gengivite. Sendo assim, gengivas inchadas que sangram facilmente quando tocadas. Se não for tratada, isso pode resultar em doença periodontal, uma infecção do osso e da gengiva que pode levar à eventual perda do dente.

O que é uma limpeza profunda dos dentes?

Em poucas palavras, uma limpeza profunda, também conhecida como raspagem dentária ou alisamento radicular, é um pouco mais profunda do que uma limpeza regular. Seu dentista limpa abaixo da linha da gengiva, removendo toxinas como cálculo, tártaro e outras substâncias que ficaram presas nas superfícies dos dentes.

Se esses materiais não forem removidos completamente, a doença gengival ou a resposta imunológica das gengivas pioram. Mantendo-o por mais tempo, se as bolsas ficarem cada vez maiores pode causar perda de dentes e até perda óssea.

Quem precisa de uma limpeza profunda dos dentes?

Alguns sinais de doença gengival que podem aparecer antes que seu dentista a identifique no check-up são:

  • Mau hálito
  • Sangramento das gengivas (gengivite ou periodontite estágio I)
  • Tecido gengival inflamado/sensível
  • Dor ao passar o fio dental
  • Se você encontrar algum desses sintomas, marque uma consulta com seu dentista imediatamente.

Como é uma limpeza dental?

Normalmente, o paciente sentirá apenas um pouco de sensibilidade após a limpeza dentária profunda. As raízes dos dentes podem ficar sensíveis após o processo, mas isso não deve durar muito tempo.

É importante tratar a periodontite assim que seu dentista indicar – o que é apenas uma das razões pelas quais fazer uma limpeza regular a cada 6 meses é importante para a higiene bucal de todos.

Embora não seja possível reverter a doença gengival após o início, obviamente você pode pará-la. Não é um problema a ignorar, pois de acordo com estudos, revela que 47-70% dos adultos com mais de 30 anos têm algum tipo de doença gengival.

Share:

You may also like

Deixe um comentário