Afinal, como ocorrem as fissuras dentárias? Elas podem acontecer de várias formas, acidentalmente – e o mais importante é sempre procurar um atendimento odontológico o quanto antes.
Marque sua consulta na SorriOrto
Como elas acontecem?
Mastigação
Em dentes saudáveis, atividades como mastigar gelo, doces ou outros alimentos duros causam as rachaduras.
Temperatura
Mudanças bruscas de temperatura na boca também causam fissuras.
Bruxismo
O bruxismo desgasta a superfície do dente, tornando-o mais vulnerável a rachaduras. Por outro lado, a própria pressão produzida durante o aperto também pode produzir espontaneamente uma fissura dentária.
Trauma
Uma pancada na boca resultante de um acidente, lesão esportiva ou queda também pode causar rachadura ou fratura no dente.
Conheça o atendimento humanizado da SorriOrto
Tipos de fissura dentária
Rachaduras superficiais
As linhas de fissuras que afetam apenas o esmalte não causam dor e não apresentam nenhum sintoma, Mas, para evitar a penetração de bactérias da cavidade oral, é aconselhável fazer o selamento.
Fissuras profundas
As fissuras profundas que vão além da camada externa do dente e entram na dentina podem causar dor intensa. Se o nervo do dente for afetado em decorrência da fissura, então será necessário um tratamento de canal para salvar o dente.
Além disso, se esse tipo de rachadura não se estender até a linha da gengiva, muitas vezes é possível salvar o dente. No entanto, se a rachadura se estender até a linha da gengiva, o dente pode precisar ser removido.
Sintomas de fissuras dentárias
- Dor que vem e vai
- Dor ao morder ou mastigar.
- Sensibilidade à doçura, calor ou frio.
- Gengivas inchadas ao redor do dente que dói.
- Um dente quebrado dói porque a pressão da mastigação faz com que a rachadura se abra.
- Quando a mastigação para, a pressão é liberada e a rachadura fecha rapidamente, causando outra dor aguda. Embora as rachaduras sejam quase microscópicas em tamanho, quando abertas, elas revelam a polpa sensível dentro do dente.
Como eles são diagnosticados?Rachaduras ou fraturas costumam ser difíceis de detectar porque a fissura é tão pequena que é invisível a olho nu.
Se você estiver experimentando sintomas consistentes com uma possível fissura, então o dentista tem diferentes opções para diagnosticar o problema, como:
Exame visual usando lupas e exame usando uma sonda para ver se a sonda está presa na presença de uma rachadura.
Usar uma mancha dental nos dentes pode ajudar a fissura a se destacar visualmente.
Embora os raios X não possam revelar pequenas rachaduras, eles podem mostrar uma má saúde da polpa, o que às vezes é uma indicação de uma rachadura.
Tratamento de fissura dentária
O tratamento de uma fissura ou fratura dentária depende de vários fatores:
- O lugar onde está a rachadura
- O tamanho da rachadura
- Se se estende ou não abaixo da linha da gengiva
- O dentista pode recomendar soluções como selagem com resina plástica para preencher a trinca ou tratamento endodôntico se a trinca se estender até a polpa.
- Se o dente, sua raiz e seu nervo estão gravemente danificados, às vezes a única opção é extraí-los.