O uso do fio dental cumpre a importante missão de remover partículas de comida e placas entre os dentes e sob a linha da gengiva
E há uma regra básica: usá-lo pelo menos uma vez por dia – sem falta.
Marque sua consulta na SorriOrto
O ato de escovar tem a função de remover a placa na superfície dos dentes, mas o uso do fio dental, por sua vez, cumpre a importante missão de remover partículas de comida e placas entre os dentes e sob a linha da gengiva. E um excesso de placa, vale lembrar, pode levar a problemas gengivais.
Você está usando-o corretamente?
Para usá-lo corretamente, faça o seguinte: deslize-o entre os dentes com um movimento de vaivém; crie uma forma de “C”, que raspe a lateral do dente; por fim, deslize suavemente o fio para cima e curve-o ao redor da linha da gengiva.
Conheça o atendimento humanizado da SorriOrto
Tenha cuidado para não prender o fio dental entre os dentes ou forçá-lo além do que naturalmente desliza – você pode machucar ou até mesmo cortar as gengivas.
Escovar ou usar fio dental primeiro?
Quanto ao que é mais eficaz na ordem de escovação ou uso do fio dental, a resposta é: indiferente.
Escovar os dentes ou passar fio dental primeiro não tem efeito sobre a eficácia da remoção da placa. Desde que você escove por dois minutos inteiros e limpe ao redor da gengiva e entre cada dente, você estará fazendo um trabalho eficaz de higiene bucal diária.
Ah, lembrando: uma visita periódica ao dentista é fundamental para remover placas mais profundas e limpar as áreas que você não alcançou ou não foi capaz de alcançar.