Home Blog Bruxismo: como fazer o diagnóstico e a melhor forma de tratamento

Bruxismo: como fazer o diagnóstico e a melhor forma de tratamento

Bruxismo tratamento São Leopoldo - SorriOrto dentista Vale dos Sinos

O ranger de dentes (bruxismo) pode ser causado por uma mordida desalinhada, distúrbios do sono, dentes ausentes ou quebrados

Não há dúvida de que os brasileiros, seja por qual motivo for, estão mais estressados ultimamente. E, sim, o estresse é um dos principais causadores do bruxismo. Mas pode não ser o único motivo. O ranger de dentes pode ser causado por uma mordida desalinhada, distúrbios do sono, dentes ausentes ou quebrados – enfim, somente um diagnóstico profissional irá identificar as reais causas do problema.

Existem algumas maneiras de determinar se você range os dentes:

-> Acordar com a mandíbula dolorida

-> Baixo grau de dor de cabeça

-> Dor ou estalo na mandíbula

-> Seu dentista nota desgaste excessivo dos dentes

Por que preciso tratar?

A maioria das pessoas deseja parar de ranger os dentes devido à dor na mandíbula que isso causa. Ela pode causar, inclusive, dificuldade para mastigar, dores de cabeça extremas e desconforto na área da mandíbula. Ranger os dentes desgasta o esmalte dos dentes, dificultando a mastigação e deixando os dentes mais suscetíveis a cáries e fraturas

Como tratar o bruxismo?

A primeira maneira de interromper qualquer hábito problemático é identificar por que ele está acontecendo. Seu dentista pode – e deve – ajudá-lo a determinar a gravidade do desgaste e se você tem um desalinhamento da mordida ou problema nos dentes que o está causando. 

A partir daí, o profissional pode – e deve! – fazer sugestões sobre como corrigir o problema e se um dispositivo de proteção dentária é recomendado.

Então, se você estiver mostrando sinais ou sintomas de bruxismo, consulte logo um dentista para saber se você tem danos nos dentes e como solucioná-los.

Como diminuir o estresse antes de dormir?

Como a maioria dos ranger de dentes acontece quando dormimos, seguir uma rotina de redução do estresse antes de dormir é uma ótima maneira de preparar seu corpo para o relaxamento. Primeiro, desligue todos os dispositivos eletrônicos, incluindo a TV, pelo menos 30 minutos antes de dormir. Estudos têm mostrado que fazer isso prepara sua mente para uma noite de sono melhor.

Além disso, certifique-se de fazer exercícios, beber bastante água e se concentrar em uma boa nutrição. As escolhas saudáveis ​​durante o dia irão recompensá-lo com menos estresse e um sono melhor. Além disso, aqueles que se exercitam obtêm um aumento de endorfina que sustenta um humor positivo. Você também deve evitar nicotina, cafeína e outras substâncias que podem mantê-lo acordado ou nervoso.

Faça uma atividade relaxante. Considere ler, fazer um diário, orar, meditar ou ouvir uma música suave e relaxante antes de dormir. Tudo isso ajuda a desacelerar sua mente e corpo para se preparar para o sono.

Crie hábitos consistentes, como escovar os dentes, lavar o rosto e ir para a cama no mesmo horário todas as noites. A consistência cria uma rotina que sua mente e corpo entendem o que o condiciona a certos comportamentos, como relaxar e adormecer.

Share:

You may also like

Deixe um comentário