A nutrição e a dieta exercem um papel fundamental em nossa saúde bucal – conheça dez alimentos que são decisivos na sua saúde bucal
A nutrição e a dieta exercem um papel fundamental em nossa saúde bucal. Por isso, destacamos dez alimentos e bebidas que você pode não perceber, mas ajudam a melhorar sua saúde bucal de forma decisiva.
Agende sua avaliação na SorriOrto
Iogurte, leite e queijos
Todo alimento com cálcio ajuda a fortalecer seus ossos e dentes. Iogurtes e queijos são ideais, pois contêm essas vitaminas e minerais, além de serem macios para os dentes que precisam de cuidados extras. O leite também é bom para os dentes, já que contém aproximadamente os mesmos nutrientes e vitaminas.
Espinafre
Qualquer vegetal escuro e verde na verdade é bom não apenas para o seu corpo, mas também para os dentes. Embora seja bem conhecido pelos níveis de ferro, o espinafre contém altos níveis de cálcio que ajudam a reconstruir o esmalte, além de ser um ótimo complemento para qualquer prato.
Amêndoas
Lanches saudáveis, como amêndoas, podem realmente ajudar com vários problemas dentários. Eles são ótimos para os dentes porque são uma boa fonte de cálcio e proteína, sendo baixos em açúcar. O açúcar pode ter um efeito adverso nos dentes, aumentando os níveis de acidez na boca e afetando negativamente o esmalte.
Salmão
O salmão tem sido considerado um alimento saudável devido à sua baixa ingestão de gordura e alta ingestão de proteínas. A proteína pode ajudar a revitalizar as gengivas, pois é necessária para reparar o tecido muscular danificado ao redor do corpo. Também possui vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio, permitindo dentes e ossos saudáveis.
Cenouras
As cenouras são boas por várias razões, especialmente quando comidas cruas. Sua textura crocante pode ajudar a limpar os dentes agindo como uma escova de dentes natural, você ainda precisa escovar os dentes corretamente. A ação de mastigar também pode ajudar a massagear suas gengivas e melhorar sua saúde e circulação sanguínea. A queratina e a vitamina A também estão presentes neste vegetal, o que pode ajudar a reparar o esmalte dos dentes.
Carne magra
Qualquer tipo de carne magra, como frango, é boa como fonte de proteína para os dentes e gengivas. É também uma ótima fonte de fósforo, um tipo de mineral nutricional que auxilia na produção e remodelação óssea. Sem fósforo, seus dentes podem acabar lascando com muita facilidade, mesmo se você tiver uma grande quantidade de cálcio e vitamina D em sua dieta.
Salsão
O aipo também tem uma ótima combinação de vitamina K e cálcio. A vitamina K auxilia no transporte de cálcio pelo corpo. O aipo também pode ajudar a combater doenças nas gengivas e aumentar a produção de saliva, mas certifique-se de consultar seu dentista sobre o que é certo para você.
Chá verde/chá preto
Beber xícaras de chá verde e preto pode ajudar sua saúde bucal. Isso ocorre porque a bebida não tem açúcar (desde que você não tenha adicionado nenhum) e pode ajudar a manter a saliva na boca enquanto diminui sua acidez. Também pode ajudar a lavar a placa dentária e reduzir as cáries, algo que é ótimo para a boca de qualquer pessoa. O chá também é uma fonte natural de flúor que ajuda a fortalecer o esmalte.
Maçãs
Assim como as cenouras discutidas anteriormente neste artigo, elas também podem atuar como uma escova de dentes natural, embora isso possa ser menor, dependendo da variedade. Como eles também têm baixos níveis de acidez, ao contrário das laranjas, eles podem manter não apenas o médico, mas o dentista também.
Frutas como laranjas, embora muito saudáveis, podem afetar os dentes, aumentando os níveis de acidez na boca. Durante um período prolongado, isso pode desgastar o esmalte, hidratar com água regularmente pode ajudar nisso.
Água
Por último, mas não menos importante, a água é a melhor bebida para os dentes, bem como para hidratar o corpo. Ao longo do dia, as bactérias podem se acumular na boca e a água potável pode ajudar a restabelecer a saliva e fazer o trabalho de levar a boca a um nível normal de PH. Como não é ácido, não tem chance alguma de danificar os dentes, ao contrário de outros refrigerantes.