Equipe da SorriOrto, em São Leopoldo, tem foco no diagnóstico preciso e no tratamento humanizado do bruxismo
O bruxismo está presente no cotidiano de muitas pessoas – algumas vezes, aliás, de forma silenciosa. Na maioria das vezes, é um problema que está relacionado ao estresse, às mudanças no estilo de vida, à dieta inadequada e a problemas de sono.
Como fazer o diagnóstico correto do bruxismo?
O bruxismo, geralmente, é descoberto quando o paciente visita o dentista pela primeira vez. E um dos sinais clínicos mais comuns é o desgaste dentário anormal, causado pelo aperto e ranger dos dentes.
No entanto, este não é o único sinal do bruxismo. Afinal, o desgaste dos dentes pode ocorrer ao comer alimentos ácidos ou escovar os dentes inadequadamente (erosão ou abrasão dos dentes). Portanto, o dentista deve fazer um diagnóstico preciso e apontar o tratamento correto para cada caso.
E este é mais um diferencial da equipe de dentistas da SorriOrto, que fica no centro de São Leopoldo. Temos um time de dentistas com larga experiência no tratamento de bruxismo, cujo foco é o diagnóstico preciso e o tratamento humanizado, marcado pelo diálogo com o paciente. O bruxismo, por sua característica, também exige uma abordagem multidisciplinar para seu tratamento – e a SorriOrto trabalha para identificar as diferentes causas do problema.
Diferenças entre bruxismo diurno e noturno
Existe uma divisão clara entre bruxismo diurno e bruxismo noturno, com características e causas diferentes. Esses dois tipos de bruxismo são diferentes e, portanto, precisam ser diagnosticados de maneiras distintas, exigindo um plano de tratamento diferente. Embora na maior parte da literatura o bruxismo seja citado como um distúrbio noturno, há casos em que seu aparecimento é observado durante o dia.
Bruxismo diurno, sintomas e causas
Existem muitos motivos pelos quais você cerra a mandíbula ou range os dentes durante o dia. A causa mais comum, como o bruxismo noturno, é o estresse. O bruxismo diurno, aliás, também tem sido associado a trabalhos que acarretam alto estresse emocional.
Embora contrair os punhos pareça ser uma resposta humana normal ao estresse significativo, as pessoas que são mais suscetíveis ao estresse ou que têm carreiras muito estressantes podem estar em risco de ranger os dentes regularmente. Isso leva a dores de cabeça, dor de mandíbula, distúrbios da articulação temporomandibular, erosão do esmalte, dor de dente e perda do dente.
Em muitos casos, consumir uma quantidade significativa de cafeína, refrigerante, chocolate ou álcool em excesso pode aumentar o risco de “espremer” e “triturar” o dente durante o dia. Portanto, fique atento à sua rotina.
Dicas e tratamento para evitar bruxismo
Para controlar o bruxismo diurno, então, é importante tentar reduzir os níveis de estresse. Alguns métodos recomendados para reduzir os níveis de estresse incluem:
- Tratamento ortodôntico
- Acupuntura
- Ioga
- Respiração profunda
- Meditação
- Exercício físico